Sobre | About

PHOTOGRAPHER & ART DIRECTOR

Convocatória

2015

Paraty em Foco 2015 | Portfolio em Foco
Trabalho indicado por convocatória
“Indício da Não-memória”

Exposições Coletivas

2016

Parque da Vila
Catraca Livre e Phooto Brasil
Armazém da Cidade

Beleza no Caos
Catraca Livre e Phooto Brasil
Armazém da Cidade

2015

Água
Sesc e O Estendal

7 e 8 de fevereiro
Forte de Copacabana e Praia de Ramos, simultaneamente

2011

Itinerante DEZ/DIECI FOTOGRAFI BRASILIANI, de 2 de setembro a 31 de outubro de 2011, no Hotel Mercure Paulista, São Paulo – SP. A mostra DEZ/DIECI FOTOGRAFI BRASILIANI foi apresentada na Itália em 2009, em Jacareí-SP em 2010, e agora, em São Paulo – Capital.

O fotógrafo italiano Paolo Vitale, que sempre colaborou nas mostras de artistas brasileiros no seu país, é o convidado especial.

Alcune foto della mostra fotografi brasiliani a São Paulo. Sono foto che parteciparono di esposizioni in Italia. Il fotografo italiano Paolo Vitale, che sempre ha collaborato con gli artisti brasiliani nel suo paese, é l’invitato speciale.

Fotógrafos Brasilerios em São Paulo
Hotel Mercure Paulista
Rua São Carlos do Pinhal, 87

2010

DESEJO
Mostra d’Arte Erotica Brasiliana, dal 4 al 18 dicembre 2010, LineaDarte Officina Creativa | Napoli | Italia. Mostra de arte erótica, de 4 a 18 de dezembro de 2010.

2010

Itinerante DEZ/DIECI FOTOGRAFI BRASILIANI, de 8 a 30 de abril de 2010, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – MAV, Jacareí – SP A mostra DEZ/DIECI FOTOGRAFI BRASILIANI acabou de ser apresentada na Itália. É com muito orgulho que trazemos os trabalhos desses excelentes fotógrafos para o MAV.

2009

Paraty em Foco 2009O vídeo Fragmento do complexo “Um Mundo em Mi-M” foi selecionado para ser projetado no Paraty em Foco 2009, no dia 25/09.

2009

Itinerante DEZ/DIECI FOTOGRAFI BRASILIANI
No mês de fevereiro a cidade de Nápoles recebeu a mostra fotográfica DIECI – FOTOGRAFI BRASILIANI.
Foram apresentados os trabalhos de Yuri Brauner, Monica Canêjo, PaulaLyn Carvalho, Raquel Carvalho, Demetrius Cotta, Suelen Geber, Jonas Grebler, Diego Gurgel, Marcelo Nacinovic e Talita Oliveira.
O objetivo da curadoria é mostrar um outro registro da arte fotográfica brasileira, fugindo do estereótipo de imagens exóticas de país pobre e tropical.
Os dez artistas selecionados tem suas origens em diversas partes do Brasil trazendo um olhar de diversidade fora dos centros urbanos mais conhecidos. Seu traço de união é a linguagem contemporânea e o alto nível técnico.
A exposição é um momento raro onde foi possível admirar trabalhos de fotógrafos do Acre, Pará, Bahia, Minas Gerais ,Santa Catarina e São Paulo. Um grande apanhado artístico do Brasil no centro histórico de Nápoles.
A mostra tem a curadoria de Paula França. O fotógrafo italiano Paolo Vitale colaborou na seleção das fotografias.

2007

“Árvores de São Paulo – 2007”
Em consequência do prêmio de segundo lugar na categoria “relevância” deste concurso promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e exposto na galeria do Centro de Comunicação e Artes do Senac.

 

Exposições Individuais

2016

O afeto no Carnaval (individual + convidados)
Catraca Livre e Phooto Brasil
Armazém da Cidade

2008

“Um Olhar Consciente” em “Este Mundo é Meu”
Em continuidade ao projeto “Um Olhar Consciente”, PaulaLyn participou com fotografias no evento “Este mundo é meu 2008: As Sete Sementes”, que ocorreu no Centro Cultural São Paulo, de 08 a 29 de outubro de 2.008. Com ênfase nas questões ambientais, a organização do evento trouxe um programa de atividades que reflitiu sobre ações da sociedade em defesa da cidade, de si própria e de tudo que gira em seu entorno. A programação contou com reflexões por meio de palestras com convidados de várias especialidades na área de meio ambiente, bem como com oficinas e instalações.

2008

“Sentir Brasil” Aconteceu na Câmara Municipal de SP (Viaduto Jacareí), 2 a 6 de Junho de 2008, semana do meio-ambiente. Textos sobre a exposição Sentir Brasil

Revista NeoMondo(págs. 24 e 25)

Site da Natura Cosméticos
E outras diversas chamadas na Imprensa.

2008

“Um Olhar Consciente”
Fotografias do Parque Alberto Lofgren, que aconteceu no dia 10/02/2008.

Curadoria/ Projetos

2016

Escola VivaRua | Colaborativa, Integrativa e Itinerante
Apoio: Armazém da Cidade e Catraca Livre

2015

Projeto VivaRua
Apoio Catraca Livre

2015

Fotambulantes | SP Pixel a Pixel
Apoio: Mostra SP de Fotografia | DOC Galeria

2013

Fotambulantes | SP Pixel a Pixel
Mostra SP de Fotografia

2012

Curadoria SP Pixel a Pixel e participação.
Mostra LAPEANDO. Feira de Artes da Lapa e Tendal da Lapa.

Curadoria SP Pixel a Pixel e participação.
Mostra ROUPA LIMPA SE ESTENDE NA RUA. 25ª Feira de Artes e Cultura da Pompeia.

2011

Curadoria SP Pixel a Pixel e participação.
Mostra POMPEIANDO no evento DEU JAZZ NA POMPEIA.

Trajetória

2013

Depois de lecionar por mais de 10 anos em instituições especializadas e conceituadas como Senac – Centro de Comunicação e Artes, Eng DTP & Multimídia e WOC, em 2013, elabora seu próprio método e conteúdo, e inaugura programas, cursos e workshops em seu estúdio, nas áreas de fotografia e direção de arte.

Diretora de arte desde 1995, além de projetos gráficos e coordenação de equipes de arte, desenvolve projetos fotográficos para editoriais, eventos e campanhas internas.

Como diretora de arte da Folie Comunicação por quase 14 anos, desenvolveu projetos gráficos para empresas como PwC, Natura, Universidade São Judas, Unibanco, FNQ, Ypê, Hospital Albert Einstein, Espro etc.

Como fotógrafa (Lyn Estúdio) produziu fotografias para essas e outras diversas empresas.

2007

O Calendário 2008 Ypê (Química Amparo), produzido na agência, conta com imagens escolhidas de alguns ensaios de PaulaLyn sobre espécies da Mata Atlântica, capturadas durante mais de 10 anos da trajetória fotográfica. A produção e foto que ilustra a embalagem do calendário, foi produzida em seu estúdio para a ocasião: Explora o logotipo da Ypê construído com sementes de açaí sobre terra.

Graduada em Design Gráfico, pós-graduada em Arte Integrativa pela Anhembi Morumbi, Antropologia Visual, pela PUC, pós-graduanda em MKT pela FGV.

Técnica em Computação Gráfica, em Magistério e em Radialismo – Setor Locução.

Concluiu os encontros de “Linguagem Fotográfica” com o mestre e fotógrafo Carlos Moreira e “Fotojornalismo” com João Bittar, na Imã Foto Galeria.

O ensaio pessoal “Um Mundo em Mi-M”, realizado em 2004, foi tema de pesquisa e experimentação da pesquisa de pós-graduação.

Sempre envolvida com ações ambientais, desenvolve um trabalho pessoal sobre os Parques Municipais, Estaduais e Nacionais, com o apoio da bióloga Caroline Nunes Parreira. Estas pesquisas já renderam artigos em revistas e 4 exposições. Além destes, também foi selecionada para a projeção no Paraty em Foco 2009, um trabalho pessoal de vídeo-arte do Projeto “Um Mundo em Mi-m”.

2000

Ministrou cursos de Tratamento de Imagens e Fotografia Digital na ENG DTP & Multimedia e na WOC – Web Oriented Center, por mais de 5 anos como certificada Adobe.

Paralelamente, na empresa de e.commerce Ezconet, como coordenadora da equipe de arte e direção de arte de web, desenvolveu diversos projetos para sites, banners publicitários, anúncios impressos, além de produção de fotos. Principais lojas atendidas: Motorola, Sony Ericsson, Voss Eletronics, Boutique do Telefone etc.

1999

Desenvolveu trabalhos fotográficos, projetos gráficos e edição de vídeo para a TV Aeroporto e clientes como o Aeroporto Internacional de Guarulhos, Restaurante Arábia etc.

1995

Produziu materiais de divulgação, fotografou eventos e ministrou cursos para a área de Artes Gráficas do Centro de Comunicação e Artes do Senac.

 

Artigos

Revista Neo Mondowww.neomondo.org.br
De out/2008 a jan/2009, publicou artigos em uma seção fixa sobre “Leitura Socioambiental da Fotografia Urbana – Pesquisa para identificar e reeducar uma sociedade de risco”.

Outras Matérias/Artigos

  • Revista Comunicação Visual de 1.996 a 1.999 – “Cases” de projetos gráficos; dicas e soluções de computação gráfica
  • Site “Expoart” – Artigo “A Imaginação”
  • Site “PhotoshopOnline” – não está mais no ar

Como palestrante

DDW – Digital Design World – 2001 – Expo Center Norte “Cores, como e quando usar”

DDW – Digital Design World – 2003 – Pavilhão da Bienal, Ibirapuera – “O Uso das Cores nos Projetos Gráficos”

Seminários Adobe – Sede Adobe – Pinheiros – Apresentação dos Softwares da Adobe nas áreas afins

 

PaulaLyn também participou da expedição “De Olho nos Mananciais”.

Foto selecionada e publicada no livro “Serviços Ambientais: conhecer, valorizar e cuidar” (pág.101 livro – 103 do PDF)

Deixe uma resposta